Puerpério: o que acontece com a mamãe após o parto?

Puerpério: o que acontece com a mamãe após o parto?

Após o parto, iniciou-se um período que se estende de 45 a 60 dias chamado puerpério (em mamães que amamentam por um longo tempo, o puerpério pode durar um pouco mais).

Durante este período, o seu corpo sofre transformações anatômicas e funcionais progressivas iniciadas depois do parto. É um ciclo no qual as mudanças causadas pela gravidez devem ser restituídas ao seu estado anterior de não-grávida.

Todas estas transformações não se limitam às funções fisiológicas e endocrinológicas (hormonais). Também afetam o seu emocional.

Equilíbrio hormonal

Uma das principais transformações no corpo da mulher após o parto é a queda nos níveis hormonais. Em função disso, a nova mamãe pode se sentir mais cansada e desanimada nesse período, sentimentos que também podem ser acompanhados de insegurança ou tristeza.

Por isso, é importante ter o apoio da família durante o momento da quarentena, e é necessário prestar atenção ao aparecimento de outros sintomas mais graves — como a falta de apetite, insônia e desinteresse —, que podem indicar o início de uma depressão pós-parto. Nesse caso, é preciso buscar acompanhamento médico.

Emocional abalado

Durante a quarentena e em função nas mudanças hormonais que já citamos, a mulher pode estar mais frágil e sentimental. Por isso, a ajuda do parceiro e parentes mais próximos é fundamental nesse período difícil.

É importante que as pessoas ao redor da nova mamãe estejam preparadas para ajudá-la e dar toda a segurança que ela precisa.

Também é importante lembrar que essas mudanças são passageiras e que a confusão emocional logo passará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos ajudar?